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Publicado em novembro , 2012

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Da Arte Generativa ao Pensamento Computacional: Uma análise comparativa das plataformas de aprendizagem

Da Arte Generativa ao Pensamento Computacional: Uma análise comparativa das plataformas de aprendizagem

H.C. Sant’Anna + , F. Gatti * , J. C. Carmo * , M. A. Rocha * , S. R. O. Rangel § e V. B. Neves *

Resumo Este artigo apresenta uma análise comparativa de plataformas gratuitas orientadas à produção de arte generativa, tendo em vista suas aplicações como mediadoras do desenvolvimento do conjunto de competências e habilidades que compõem o Pensamento Computacional. A análise buscou categorizar cada plataforma segundo oito dimensões: a) os princípios pedagógicos subjacentes e oportunidades para a discussão dos conceitos, práticas e perspectivas do Pensamento Computacional; b) natureza e características da linguagem de programação utilizada; c) possibilidades de uso em projetos envolvendo computação física; d) suporte ao desenvolvimento para tablets e celulares; e) disponibilidade nos diferentes sistemas operacionais; f) tipos de mídias suportadas; g) existência de documentação online, comunidades, fóruns ou ambientes de apoio ao processo de aprendizagem; e h) bibliografia disponível preferencialmente em português e inglês. Foram investigadas dez plataformas de livre acesso – AppInventor , ContextFree , Drawbot , Impromptu, Nodebox , Processing , Pure Data , Scratch , ShoeBot e vvvv – disponíveis para Linux, Apple MacOS e Microsoft Windows, comparando seus recursos e possibilidades em cada uma das dimensões de análise. Em seguida, elaborou ‐ se um quadro comparativo que consolida as características, recursos e aplicações de cada plataforma, com o intuito de auxiliar educadores e aprendizes na escolha mais apropriada para o desenvolvimento de projetos de arte generativa. Por fim, foram discutidas as oportunidades de desenvolvimento do Pensamento Computacional em cada uma das plataformas analisadas. Palavras ‐ chave: arte generativa, pensamento computacional, programação, ensino ‐ aprendizagem, software livre.

Por: Hugo Cristo

Para ler matéria completa acesse: http://www.academia.edu/1992712/Da_Arte_Generativa_ao_Pensamento_Computacional_Uma_analise_comparativa_das_plataformas_de_aprendizagem


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